Submissão de trabalhos
Até 31/julho/22

Manual para inscrição

1. A submissão de trabalhos só poderá ser realizada se a(o) autora(autor) principal estiver com a inscrição confirmada (realizada e paga).

2. Os trabalhos poderão contar com até 4 criadoras(es). Cada criadora(criador) poderá submeter até 2 (dois) trabalhos como autora(autor) principal e até 3 como co-autora(co-autor).

3. Cada proposta de trabalho deverá ser encaminhada a apenas um eixo temático. A possibilidade de remanejamento de eixo se dará somente se recomendada pela Curadoria Científica.

4. Os trabalhos com mais de uma autoria poderão ser apresentados por qualquer um dos proponentes.

5. Para submissão de trabalhos é preciso que pelo menos uma(um) das(os) autoras(autores) seja profissional, com registro ativo.

Modalidades

Para vivenciarmos nosso encontro, a programação será dividida em Encontros Científicos e Encontros Experimentais. Assim, contemplaremos as dimensões apolíneas e dionisíacas, sabendo, no entanto, que estas dimensões se interpenetram de forma indivisível quando vivenciamos um fenômeno.

Encontros científicos

Serão compostos por trabalhos em uma perspectiva predominantemente teórica, que podem estar relacionados a pesquisas. Poderão ser apresentados como tema livre, minicurso, mesa-redonda ou pôster.

Atividade com duração de 1h30min, com apresentação de 4 trabalhos de 15min cada ou 2 trabalhos de 30min cada. A opção de tempo deve ser indicada na submissão e os trabalhos deverão ser submetidos individualmente. Os temas livres consistem em comunicações orais breves, de pesquisas ou de reflexões teórico-metodológicas.

Atividade com duração de 1h30min, ministrada por profissionais que tenham experiência prática e teórica no tema proposto. Seu formato pode ser mesclado com apresentações teóricas e práticas.

Atividade com duração de até 2h, com apresentação de no mínimo 2 trabalhos e no máximo 3 trabalhos, com duração de 30min cada.  Consiste em uma proposta de discussão de um tema comum de investigação elaborada por até três participantes, sendo uma(um) integrante responsável pela coordenação da mesa e pela submissão da proposta.

As apresentações na forma de pôster se referem à exposição de um banner com o resumo de uma pesquisa acadêmica. Pelo menos uma(um) criadora(o) ou cocriadoras(es) deve(m) estar presente(s) ao lado do trabalho por um período mínimo de 2h no dia da apresentação, para tirar dúvidas de quem estiver no evento.
O pôster deverá seguir as seguintes formatações: material (lona/papel) com alça para fixação, 90 cm (largura) x 100cm (altura).

Encontros experimentais

Serão todos os trabalhos propostos por participantes interessadas(os) na experimentação de vivências. Poderão ser apresentados num formato de workshop, roda de conversa ou performances (apresentações livres).

Atividades com duração de 1h30min, ministrada por profissionais que tenham experiência prática e fundamentação teórica no trabalho com o tema proposto, caracterizando uma maneira de aprendizagem através da construção prática. O congresso não fornecerá material (lápis, papel, giz de cera, etc.), ficando a cargo da(o) proponente providenciar o que for necessário.

Atividade com duração de 1h30min, coordenada por uma a três pessoas com o objetivo promover o debate em torno de um tema relevante. Caracteriza-se como um método de ressonância coletiva, que consiste na criação de espaços de diálogo com a ampla participação do grupo. Uma(um) das(dos) criadoras(es) deve assumir o papel de coordenação, sendo responsável por submeter a proposta.

Atividades com duração máxima de 1h30min e que utilizam o corpo da(o) proponente como instrumento da apresentação/experimento. De forma geral são usadas linguagens híbridas, tais como a arte em suas diferentes formas, buscando promover a mobilização, a reflexão e o protagonismo das(dos) participantes. Na performance, proponente e participantes são elementos estéticos da obra. As apresentações livres podem contemplar, por exemplo, cenas do Psicodrama de Moreno ou performances artísticas.
A fim de resguardar a integridade de todas, todos e todes, as atividades NÃO poderão estimular o dano físico ou mental de proponentes ou participantes e nem fazer uso de substâncias ou praticar atos passíveis de acusação de ilegalidade. É importante ressaltar que as propostas deverão afinar-se às premissas e bases epistemológicas da Gestalt-terapia e demonstrar a pertinência do tema.

Normas técnicas para apresentação das modalidades

Os trabalhos serão analisados por uma Curadoria Científica. Caso o número de trabalhos aprovados ultrapasse a capacidade dimensionada para o evento, será adotado como critério de desempate a data e o horário de envio, ou seja, terão prioridade os resumos que foram submetidos primeiro.

Diretrizes gerais para submissão de trabalhos:

1. Precisarão estar alinhados a algum dos eixos temáticos.

2. Terão de estar embasados e/ou relacionados à abordagem gestáltica.

3. Deverão contribuir para o desenvolvimento da abordagem na teoria e/ou prática e ter pertinência social.

4. Deverão ser inseridos na plataforma de inscrição/submissão de trabalhos.

Cada modalidade de trabalho deve atender às seguintes diretrizes:

• Eixo Temático (escolher o eixo)

• Modalidade (escolher a modalidade de trabalho)

• Título do trabalho: deverá ser objetivo, conciso e informativo e conter no máximo 150 caracteres.

• Subtítulo do trabalho: idem ao título.

• Nome, e-mail e minicurrículo da(s) ou do(s) autore(s). Estes campos deverão ser preenchidos exclusivamente nos campos especificados na plataforma, sob pena de devolução do trabalho para correção.

• Palavras-chave: no máximo cinco palavras, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto.

• Resumo: o texto deverá atender às seguintes orientações, conforme a modalidade escolhida:

     – Tema livre: conter entre 3.000 e 4.000 caracteres (com espaço).

     – Minicurso: conter entre 3.000 e 4.000 caracteres (com espaço) acrescentando-se uma breve descrição do plano geral do curso (mais 500 caracteres – com espaço), informando o grau de aprofundamento e adequação ao público (avançado, intermediário ou básico). Por consequência, todo trabalho poderá conter até 4.500 caracteres (com espaço).

– Mesa-redonda: conter um pequeno resumo da mesa (1.000 até 1.200 caracteres – com espaço), o título da mesa geral e os resumos de cada um dos trabalhos com os devidos títulos (mínimo de dois e máximo de três, com 3.000 a 4.000 caracteres cada – com espaço). Por consequência, todo trabalho poderá conter até 13.200 caracteres (com espaço)

     – Pôster: conter entre 3.000 e 4.000 caracteres (com espaço). No resumo inserido na plataforma não serão permitidos gráficos e/ou imagens, que deverão constar somente do arquivo anexado.

     – Workshop: conter entre 3.000 e 4.000 caracteres (com espaço), acrescentando-se uma descrição do plano geral do workshop, os recursos necessários para organização do espaço e o número máximo de participantes (mais 200 caracteres – com espaço). Por consequência, todo trabalho poderá conter até 4.200 caracteres (com espaço).

     – Roda de conversa: conter entre 3.000 e 4.000  caracteres (com espaço), acrescentando-se uma breve justificativa da relevância do tema (200 caracteres – com espaço). Em caso de mais de uma(um) criadora(criador), deverá ser submetida por apenas uma(um) das(dos) participantes. Por consequência, todo trabalho poderá conter até 4.200 caracteres (com espaço).

     – Performances ou apresentações livres: conter entre 3.000 e 4.000 caracteres (com espaço), acrescentando-se uma descrição do plano geral da performance, os recursos necessários em termos de organização do espaço e o número máximo de participantes (mais 200 caracteres – com espaço). Por consequência, todo trabalho poderá conter até 4.200 caracteres (com espaço).

– Referências bibliográficas: preenchidas em campo específico, separado do resumo. Não têm limites de caracteres e devem seguir as normas da ABNT.

Além do resumo inserido na plataforma, deverá ser anexado um documento (.doc/docx) contendo todo o trabalho formatado (resumo) com as informações solicitadas, conforme orientações do modelo acessível no arquivo modelo. Os trabalhos aprovados serão publicados em anais do VIII Congresso Estadual de Gestalt-terapia do Rio de Janeiro.

Formatação do arquivo/modelo:

– Todo o texto: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

– Título (tam. 16) e subtítulo (tam. 14): apenas com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta, centralizado, negrito.

– Nome das(os) autoras(es) e e-mail (opcional), alinhado à direita.

– Vinculação institucional, caso exista, alinhada à direita. No caso de trabalhos financiados por agências de pesquisa, poderão ser especificadas as fontes.

– Palavras-chave: separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto (alinhadas à esquerda).

– Resumo (corpo do texto): deverá seguir o que foi exigido no campo “resumo” da plataforma, sendo o texto justificado, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, assim como fórmulas, equações, diagramas, tabelas, figuras, imagens, etc., que não sejam absolutamente necessários. Notas de rodapé ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc.), assim como citações literais, não devem ser incluídos, podendo, entretanto, incluir referências a autores.

– Referências Bibliográficas: formatadas de acordo com as normas ABNT.

NÃO SERÁ POSSÍVEL EDIÇÃO DO RESUMO APÓS SUBMISSÃO.

Informes

Os trabalhos submetidos serão analisados pela Curadoria Científica e serão avaliados segundo os critérios abaixo relacionados:

1. Clareza
2. Coerência
3. Originalidade
4. Relevância da pesquisa
5. Resultados e conclusão
6. Adequação conceitual e metodológica

Os trabalhos poderão ser reprovados, aprovados ou aprovados com ressalvas. Neste último caso, serão solicitadas alterações no resumo e os autores terão 10 dias para realizar a submissão da versão corrigida. Caso não cumpram o prazo, o trabalho será considerado reprovado.

Todos os resumos aprovados serão publicados em Anais, a serem disponibilizados a todos os participantes no formato eletrônico no site do evento e distribuídos via e-mail.

Ao submeter o resumo os autores dos trabalhos inscritos devem estar cientes da concordância da publicação do resumo nos Anais do VIII Congresso de Gestalt-terapia do Estado de Rio de Janeiro: “Existências Anônimas: a Gestalt-Terapia ocupando espaços de resistência”.

Os resumos deverão ser encaminhados exclusivamente pelo site do evento até a data limite do prazo de submissão: 01 de fevereiro de 2022 a 31 de julho de 2022.

O prazo estimado para a publicação da lista de trabalhos aprovados é 30 agosto de 2022.

Os certificados de inscritos, assim como de apresentação de trabalhos, estarão disponíveis no site em até 7 dias úteis depois do evento.

Confira o currículo dos curadores científicos aqui

Alexandra Cleopatre Tsallis
Eleonôra Torres Prestrelo
Laura Cristina de Toledo Quadros
Luciana Bicalho Cavanellas
Luciana Loyola Madeira Soares
Maria das Graças Gouvêa Neco da Silva
Mariama Augusto Furtado
Mônica Botelho Alvim
Patrícia Valle de Albuquerque Lima (Ticha)
Paulo de Tarso de Castro Peixoto
Priscila Pires Alves
Teresinha Mello da Silveira

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