Curadoria Científica

Alexandra Cleopatre Tsallis

Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social / UERJ. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Gestão Pública (Edital Cnpq 12/2020 Inovação) / UERJ. Coordenadora do Laboratório afeTAR (Unidade de desenvolvimento tecnológica / UERJ e DGP / CNPq). Procientista / UERJ. Desenvolve o projeto de inovação do Centro de Ciências Humanas e Sociais / UERJ para enfrentamento das questões relativas à pandemia covid 19. Membro do Núcleo de Pesquisa Degenera / UERJ – CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Entre Redes / UFF – CNPq. Coordenadora do Grupo de trabalho da ANPEPP Tecnologias, modos de subjetivação e produção de conhecimento. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Psicologia e Práticas Sócio-culturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado (sanduiche) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com o Centre de Sociologie de l’Innovation – Ecole de Mines / Paris (2005). Pós-Doutorado nos: Programa de Pós-Graduação em Psicologia / UFRJ (2010) e Programa de Pós-graduação em Psicologia / UFF (2018). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Clínica, desenvolvendo temas, tais como: Teoria Ator-Rede / Covid – 19, Clínica Ampliada / Deficiência Visual e Gestalt-terapia com ênfase Fenomenológica. Mãe de duas filhas, esteve em licença maternidade em 2004 e 2015.

Eleonôra Torres Prestrelo

Psicóloga formada pelos Institutos Paraibanos de Educação (1978), graduação em Licenciatura em Psicologia – Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1976) e mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Especialização em Métodos de Pesquisa em Saúde Mental (ENSP/FIOCRUZ); Especialização em Psiconcologia pela Sociedade Brasileira de Psiconcologia (SBPO);Terapeuta Comunitária; Professora Assistente e Supervisora de Estágio Especializado em Gestalt-Terapia no Instituto de Psicologia /UERJ; Coordenadora do Programa de Extensão: ” Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas” e do Projeto de Extensão “GAPsi- Grupos de Apoio Psicológico”; Coordenadora do Núcleo de Extensão do IP/UERJ; professora convidada de cursos de Especialização em Gestalt-Terapia do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa: Subjetividade, Política e Exclusão Social, vinculada ao Grupo de Pesquisa Entre_Redes.

Laura Cristina de Toledo Quadros

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (UERJ Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. É coordenadora do projeto de extensão(UERJ) COMtextos: arte e livre expressão na abordagem gestáltica no qual atua com recursos artísticos expressivos em trabalhos voltados para a população em situação de vulnerabilidade social e também com crianças, adolescentes e mulheres. É coordenadora adjunta do Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas, nos quais desenvolve atividades extensionistas voltadas para temas contemporâneos que emergem da necessidade da comunidade . Suas principais áreas de interesse referem-se à formação do psicólogo e à investigação clínica, especialmente com mulheres, crianças, adolescentes e jovens, fundamentada na abordagem Gestáltica e na Teoria ator-rede . Suas pesquisas perpassam o campo da psicologia e estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), feminismos e clínica gestática.. Possui longa trajetória na docência superior (graduação e pós-graduação), na prática clínica em diversos segmentos, na pesquisa e mantém-se curiosa pelas artesanias de vida.

Luciana Bicalho Cavanellas

Doutora pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz (2014), com pesquisa sobre o cuidado em situações-limite. Doutorado sanduíche em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto (2012).Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1990) e mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1998). Pós Graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz, em parceria com a Cátedra da Unesco. Psicóloga clínica há 30 anos e analista de gestão em saúde da Fundação Oswaldo Cruz, trabalhando na Coordenação de Saúde do Trabalhador, na área de saúde mental e trabalho e mediação de conflitos. Professora de cursos de pós-graduação vinculados principalmente aos temas: clínicas do trabalho,saúde mental e trabalho, gestalt terapia, psicologia, fenomenologia.

Luciana Loyola Madeira Soares

Psicóloga (UERJ – 1982); Doutora em Psicologia (PPGPS UERJ, 2017); Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA – 2009); Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Educacional (CRP 05 – 2002); Especialista em Saúde Mental Infanto-juvenil (PUC Rio – 1997); Professora e Supervisora de estágio do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa- UCL/RJ; professora colaboradora da Pós-graduação em Psicologia Clínica/Gestalt-terapia da USU, RJ/RJ E Juiz de Fora/MG; professora colaboradora da Pós-graduação em Psicologia Clínica/Gestalt-terapia da UVA Cabo Frio/RJ; orientadora de trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação em Psicologia. Experiência na área de Psicoterapia, com ênfase em Gestalt-terapia. Experiência em intervenção em Psicologia Escolar e Educacional. Pesquisadora vinculada ao GT Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa, na ANPEPP.

Maria das Graças Gouvêa Neco da Silva

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1987). Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ 2008). Formação clínica em Gestalt-terapia sob coordenação da professora Teresinha Mello da Silveira  (Vita-clínica/ 1988) . Especialização em Psicologia Médica (UERJ/1998). Especialização em prevenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes (USP/2003 ). Sócia fundadora, professora formadora, supervisora clínica e responsável técnica do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde abril de 2002. Experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Intervenção Terapêutica – Gestalt-terapia, Grupos e Constelações Familiares.

Mariama Furtado

Pós-Doutorado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ), sob supervisão do Prof. Paulo Amarante (2017-2019). Doutora em Psicologia Social pelo Programa EICOS/UFRJ. Possui formação como Mestre em Psicologia Social (EICOS/UFRJ), Especialista em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Graduada em Psicologia pela UFRJ. Cursou dois semestres (2006 e 2010) no Departamento de Filosofia da Educação da Universidade Paris 8, e assistiu Seminários no Collège Internacional de Philosophie (França, 2010). Foi Professora Substituta do Departamento de Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2016). Foi Professora Auxiliar do Centro Universitário IBMR (2013 a 2020), onde atuou também como Supervisora de Estágio Específico em Intervenções Clínicas Fenomenológico-Existenciais (ênfase Gestalt-terapia). Já foi Supervisora de Projetos de Atendimento Terapêutico em Grupo e orientação de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. É Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ) desde 2017. Docente do curso de Pós-Graduação em Gestalt-terapia da PUC/RJ (Desde 2021). Gestalt-terapeuta, Diretora fundadora do Instituto Epokhé (Estudos e Práticas em Fenomenologia e Gestalt-terapia), onde oferece cursos, supervisão e atendimento psicoterapêutico. É professora convidada em Cursos de Formação em Gestalt-terapia em vários Institutos do Brasil. Professora convidada em cursos de Pós-Graduação em Gestalt-terapia e também em Psicologia Fenomenológico-Existencial. Áreas de atuação: Psicologia Clínica; Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Temas de Pesquisa: Fenomenologia, Produção de Subjetividade e Cultura Contemporânea; Saúde Mental e Cultura; Psicopatologia; Processos de medicalização.

Mônica Botelho Alvim

Professora associada do Instituto de Psicologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , tem graduação em Psicologia (1990), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia (2007), todos pela Universidade de Brasília (UnB). Pós doutorado em filosofia contemporânea na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e em Psicoterapia de grupos em Gestalt-Terapia (1996). Membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília e membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Atuou como docente no ensino superior desde 1999. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt-Terapia em contextos psicoterápico e comunitário a partir de um diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Pesquisadora vinculada ao NEIFECS – Nucleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas, atua na pós graduação na linha de pesquisas Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos e na extensão universitária com jovens em comunidades cariocas, pesquisando os temas da juventude e da clinica na comunidade.

Patrícia Valle de Albuquerque Lima (Ticha)

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia na linha de pesquisa de Subjetividade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Campus de Rio das Ostras desde 2010.

Paulo de Tarso de Castro Peixoto

Pós-Doutorando em Psicologia no Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – IFCS e pela Université Paris- Est Créteil – Paris XII (2015). Graduado em Musicoterapia pela Universidade Conservatório Brasileiro de Música (1991). Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES – 2015. Formação em Gestalt-Terapia – Vita Clínica, 1994. Pós Graduado em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (1998). Pós- Graduado em Educação Currículo e Práticas Educativas pela Pontíficia Universidade Católica – PUC-RJ (2000). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2007). Possui Doutorado em Psicologia Pela Universidade Federal Fluminense (2013). Estatutário da Prefeitura Municipal de Macaé no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Coordenador da Universidade Livre da Secretaria Adjunta de Ensino Superior da Prefeitura Municipal de Macaé, Professor Visitante do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Laboratório de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS-ENSP-FIOCRUZ) desde 2006 a 2016, Professor do Curso de Pós-graduação em Psicologia e Abordagem Gestáltica Grupo Lusófano Rio de Janeiro desde 2012 até 2016. Professor do Curso de Pós-graduação em Gestalt-Terapia da Universidade Santa Úrsula, Coordenação (2017 a 2020). Professor de Cursos de Formação em Gestalt-Terapia em vários Estados brasileiros. Professor Visitante do Curso de Pós-Graduação em Humanidades do NUPEM – UFRJ – Macaé (RJ) ano de 2016. Produtor Musical, Escritor, Pianista e Compositor. Professor de Filosofia da Escola Alfa de 2003 a 2019. Idealizador do Movimento Heterogênese Urbana e da ação Vidas em Rede. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Saúde Mental, Musicoterapia Urbana, Gestalt-Comunidade, Subjetividade e Cidade, Musicoterapia & Abordagem Gestáltica, Contato e Biorritmos Contatuais, Contatologia, Afetologia, Fenomenologia do Contato e Fenomenologia das Superfícies, Psicopatologia de Campo, Psicopatologia Biomusical, Psicopatologia Estética, Psicopatologia dos Processos e da Complexidade, Psicopatologia Ecossistêmica, Psicopatologia Integrativa-Holística. Educação, Ecossistemas Afetivos, Micropolíticas Afetivas Comunitárias e Urbanas, Democracia, Arte, Cultura & Transconhecimento, Filosofia e Micropolíticas do Cuidado, Corporeidade e Cidade, Transculturalismo, Humanidades e Subjetividade.

Priscila Pires Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e pós- doutorado pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Gestalt-terapia, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, abordagem gestáltica, contemporaneidade, relações dialógicas, infância e adolescência.

Teresinha Mello da Silveira

CRP: 05/2972. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ e Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar. Psicóloga e Supervisora do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (1980 a 2006). Preceptora e Professora de Teoria e Práticas de Grupo e de Psicologia do Idoso do Curso de Especialização, Modelo Residência do Instituto de Psicologia/Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – HUPE/UERJ (1994 a 2006). Coordenadora acadêmica dos cursos de pós-graduação em Psicologia Clínica pela abordagem Gestáltica e de Psicoterapia de Casal e Família, vinculados ao Grupo Lusófono (2010-2017). Coordenadora acadêmica e Professora do curso de pós-graduação em Especialização Psicologia Clínica em Gestalt-terapia e de Psicoterapia de Casal e Família pela universidade Santa Úrsula – RJ (2017-Atual). Coordenadora acadêmica, professora e supervisora do curso de formação em Terapia de Casal e de Família do Instituto de Pesquisa Heloisa Marinho. Coordenadora e professora do curso de formação em Gestalt-Terapia de Casal e de Família do Centro Gestáltico de Fortaleza (CE). Membro do corpo docente de cursos de pós-graduação Lato Sensu e formações em Gestalt-terapia de vários Institutos do Brasil, entre eles o ICGT (RJ), IGT (RJ), CEGEST (DF), CGTBA (BA), CCGT (PA) e CEG (SC). É autora dos livros: Por que eu? A doença e a escolha do cuidador familiar (Arquimedes, 2007); A estética do contato (Arquimedes, 2012), em parceria com Paulo de Tarso de Castro Peixoto, além de ter escrito capítulos em vários livros da área.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.