Inscrição de trabalho

 Para inscrever uma proposta de trabalho, faça antes sua inscrição no evento e leia atentamente as instruções abaixo.

Qualquer dificuldade para inscrever seu trabalho envie um e-mail para a organização: contato@congressogestaltrio.com.br

O trabalho deve estar coerente com o temário do congresso e ser inscrito em um dos eixos propostos pela organização.

 

FAZER INSCRIÇÃO DE TRABALHO

 

TEMA: “TECENDO REDES: IMPLICAÇÕES DA GESTALT-TERAPIA NA PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.”

 

Eixos temáticos

  1. A Gestalt-terapia no acolhimento à diversidade.

  2. A Gestalt-terapia na defesa da dignidade humana e da vulnerabilidade social.

  3. Contribuições da Gestalt-terapia no campo da saúde mental.

 

 1.  Informações gerais:

     1.1 O prazo final para inscrição de trabalhos

           está encerrado.

     1.2 Proponente:

Psicólogos com formação reconhecida em Gestalt-terapia podem inscrever qualquer modalidade de trabalho.
Psicólogos cursando formação em Gestalt-terapia podem inscrever trabalhos nas modalidades Tema-livre (TL), Roda de conversa (RC) e Pôster (PO).
Graduandos em psicologia podem inscrever somente Pôster (PO).

     1.3 Para os alunos dos Cursos de Formação ou Especialização em Gestalt-terapia e de Estágio Supervisionado em Gestalt-terapia que inscreverem trabalhos:

a) Será necessário o envio para o e-mail do congresso de uma declaração do gestalt-terapeuta responsável pelo aluno responsabilizando-se pelo conteúdo do trabalho a ser apresentado;

b) A organização do congresso poderá solicitar a apresentação do certificado de formação em Gestalt-terapia do responsável técnico pelo aluno;

c)  O Gestalt-terapeuta (formador ou professor) responsável pelo trabalho do aluno não precisará se inscrever como autor ou coautor do trabalho.

d) Não serão aceitos trabalhos que não estiverem dentro da modalidade correspondente à sua formação.

e) O aluno em formação não poderá fazer inscrição nem como co-autor de Workshop (WS), Mesa-redonda (MR) ou Minicurso  (MC).

f) O aluno em graduação não poderá fazer inscrição nem como co-autor em nenhuma outra modalidade, apenas Pôster.

OBS: A participação de alunos de graduação junto aos professores em outras modalidades que não seja o poster será possível na condição desses se apresentarem como convidados. O convite é feito pelo professor-autor do trabalho. Estes alunos não terão seus nomes como coautores e não receberão certificados.

     1.4 Sobre a formatação:

As inscrições de trabalho serão feitas somente através do preenchimento do formulário on-line. Todo trabalho deve obedecer a seguinte formatação: formato WORD, versão 6 ou posterior, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas. Consideraremos a lauda com 2.100 caracteres, com espaço, e cada modalidade pedirá um número diferente de laudas na proposta.

     1.5 Material oferecido para apresentação dos trabalhos:

Todas as salas possuem aparelhagem multimídia (computador e som) com “data show”. Qualquer outro material a ser utilizado será providenciado pelos autores dos trabalhos.

     1.6 Aprovação do trabalho:

A aceitação da proposta estará condicionada à avaliação feita pela Comissão Científica e ao pagamento da inscrição no congresso dentro dos prazos estabelecidos.

Importante: Caso esteja fazendo pagamento parcelado de sua inscrição, esta deve estar quite até a publicação da programação final, para que seu trabalho, caso aprovado, possa constar na programação.

     1.7 Número de trabalhos por autor:

Cada proponente poderá inscrever até três trabalhos, sendo o limite de dois na condição de principal proponente.

     1.8 Número de autores por trabalho:

Cada trabalho poderá ser inscrito no site com um máximo de três autores, sendo que na inscrição on-line haverá um autor e dois coautores. Caso haja um número superior a três autores, os demais poderão constar na programação on-line e nos anais, desde que também estejam inscritos no congresso. Os currículos destes autores serão enviados por e-mail pelo autor principal para contato@congressogestaltrio.com.br

     1.9 Da não obrigatoriedade de inscrição do coautor:

Somente no caso do autor do trabalho para pôster ser aluno cursando graduação em Psicologia e um dos coautores for seu supervisor, este deixa de ter que estar obrigatoriamente inscrito no evento. 

2. Definição das modalidades:

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:

     2.1 Mesa-redonda (MR):

As Mesas-Redondas reunirão três apresentações com enfoques diferentes para um tema comum de investigação, podendo ser propostas por gestalt-terapeutas, profissionais com qualificação destacada na área. Os três autores devem indicar nas propostas o nome da Mesa como título e o nome de sua parte no trabalho como subtítulo. São necessárias as inscrições em separado dos resumos e proposta de cada apresentação. Cada proposta deve ter até quatro laudas e contemplar os seguintes itens: introdução, incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância do estudo, definir conceitos principais, descrever os objetivos de forma clara, descrever a síntese do que foi obtido com o estudo, aspectos em discussão e bibliografia. A atividade terá duração total de duas horas

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O autor-moderador da mesa deve fazer um resumo do tema da mesa, articulando os três temas propostos e enviar para o email do congresso. Este material será avaliado juntamente com a proposta dos autores da mesa, suprimida identificação de autores. Não será necessário que o autor-moderador coloque este resumo da mesa dentro de seu próprio trabalho individual. Atenção Resumo  até 700 caracteres.

     2.2 Tema-livre (TL):

O Tema-livre constitui-se por relato breve de um estudo ou investigação científica. Os temas-livres serão reunidos pela Comissão Organizadora em número máximo de quatro, com base na temática e/ou palavras-chave informadas. Cada sessão temática terá um coordenador, previamente indicado pela Comissão Organizadora do evento. A proposta deve ter até três laudas e contemplar os seguintes itens: introdução, incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância do estudo, definir conceitos principais, descrever os objetivos de forma clara, resultados, quando houver (descrever a síntese do que foi obtido com o estudo), discussão e bibliografia. Cada apresentação será de 20 minutos e atividade terá duração total de duas horas

     2.3 Minicurso (MC):

A proposta de um Minicurso tem como objetivo apresentar o aprofundamento relevante de tema pertinente à abordagem, podendo incluir relatos de pesquisa ou de práticas, sejam clínicas ou institucionais. A proposta deve ter até quatro laudas e contemplar os seguintes itens: introdução, incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância do estudo, definir conceitos principais, descrever os objetivos de forma clara, resultados, quando houver (descrever a síntese do que foi obtido com o estudo) discussão e bibliografia. Deve-se especificar quanto à metodologia se o curso será exclusivamente teórico ou teórico-vivencial. Os cursos aprovados serão em número limitado, conforme a disponibilidade de salas. A atividade terá duração total de duas horas

     2.4 Workshop (WS):

Atividade prática ou vivencial de caráter terapêutico, cujo objetivo deve ser passível de ser desenvolvido no tempo previsto. Deve se pautar pelo código de ética do psicólogo, no sentido da garantia de sigilo e confidencialidade aos participantes. Será necessário que o proponente principal tenha experiência clínica comprovada  igual ou superior a cinco anos como gestalt-terapeuta. A proposta deve ter até quatro laudas e contemplar os seguintes itens: introdução, objetivos, metodologia, recursos e bibliografia. Os workshops aprovados serão em número limitado, conforme a disponibilidade de salas. A atividade terá duração total de duas horas. 

     2.5 Roda de Conversa (RC):

A Roda de conversa é uma possibilidade metodológica para uma atividade dinâmica e produtiva entre os coordenadores e participantes, a partir de um tema. Cabe ao mediador garantir a participação igualitária de todos, bem como atender aos critérios de estruturação da discussão. A proposta deve ter até quatro laudas e contemplar os seguintes itens: introdução, objetivos, metodologia, recursos e bibliografia. As rodas aprovadas serão em número limitado, conforme a disponibilidade de salas. A atividade terá duração total de duas horas.

      2.6 Pôster (PO):

O pôster destina-se à apresentação de relatos de pesquisa por meio de exposição, em formato predominantemente gráfico, no tamanho de 0,90m (largura) x 1,0m (altura). A proposta deve ter no máximo uma lauda especificando: apresentação do tema, objetivos, metodologia e resultados, quando houver. Especificar bibliografia. Podem ser propostos por professores, pesquisadores, alunos e profissionais de Psicologia e áreas afins. Haverá um horário definido pela Comissão Organizadora para a apresentação de pôsteres.

 3. Normas para a elaboração de trabalhos:

Todos os trabalhos deverão apresentar o seguinte cabeçalho, que será preenchido nos campos apropriados:

  • Eixo temático
  • Modalidade do trabalho
  • Título e subtítulo, até 150 caracteres.
  • No caso de Mesa Redonda: deve se especificar como título,o título da mesa, e como subtítulo, o título do trabalho individual de cada autor.
  • Nome(s) do autor(es), no máximo 3 autores, até 10 caracteres por autor.
  • Resumo, até 700 caracteres.
  • Palavras-chave, de 03 a 05 palavras, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

RESUMO: Texto de síntese do trabalho, com até 700 caracteres. O texto será “colado” no campo apropriado do formulário online. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc). 

PROPOSTA: Texto apresentando o objetivo do trabalho e o desenvolvimento da proposta do autor com bibliografia em Gestalt-terapia. As regras de citações, referências bibliográficas e quaisquer outras dúvidas deverão seguir as Normas da ABNT. O número de laudas irá variar conforme a modalidade escolhida (ver item 2) e incluirá as referências bibliográficas. Não serão aceitos gráficos, imagens e notas de rodapé. Consideraremos a lauda com 2.100 caracteres, com espaço. O texto deverá ser “colado” no formulário online, respeitando os campos referentes à proposta e à bibliografiaO campo destinado à proposta não poderá conter o(s) nome do(s) autor(es).

MINICURRÍCULOS: O autor e no máximo dois coautores deverão enviar, através do formulário online apropriado, um texto com no máximo 500 caracteres contendo: nome, titulação, CRP ou CRM (se for o caso), instituição na qual trabalha, instituto ao qual está vinculado (se for o caso), indicação de onde fez a formação em Gestalt-terapia e o ano de conclusão, resumo de atividades desenvolvidas como gestalt-terapeuta e endereço para correspondência eletrônica (e-mail). Após a conclusão do processo de envio do trabalho, o autor receberá uma mensagem automática de confirmação.

Atenção:

1. Após três dias do envio do trabalho, se você não receber a mensagem de confirmação de recebimento, pedimos a gentileza de comunicar o fato para o e-mail contato@congressogestaltrio.com.br.

2. No caso de mais de dois co-autores, o autor principal enviará para o e-mail do congresso.

3. Normas para a confecção do pôster:

     3.1 A confecção do pôster deverá ser feita somente após o aceite do trabalho.
     3.2 O pôster deverá ser impresso no tamanho de 0,90m (largura) x 1,0m (altura). 
     3.3 O título deverá ser o mesmo do resumo do trabalho aceito para apresentação;
     3.4 No pôster deverão constar: título, nomes do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver. 
     3.5 Juntamente com o pôster, o(s) autor(es) poderão trazer material impresso de divulgação do(s) trabalho(s) (folhetos, resumos do trabalho etc.), a ser disponibilizado aos interessados, no momento da exposição do trabalho.
     3.6 O pôster deverá ser fixado e retirado pelo(s) autor(es) em horário a ser estipulado pela Comissão Organizadora.

 

4. Avaliação dos trabalhos:

     4.1 Os trabalhos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Científica, sem a identificação de autores. A correção será feita após a confirmação da inscrição do autor principal. Os trabalhos podem ser aceitos ou rejeitados.

     4.2 Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

     a) Adequação do título ao trabalho e, deste, ao eixo temático e à modalidade proposta.

     b) Coerência teórica e metodológica com a abordagem gestáltica.

     c) Coerência e articulação de ideias no texto.

     d) Contribuição para as reflexões contemporâneas da abordagem.

     e) Adequação do método aos objetivos propostos (se for o caso).

     f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão (se for o caso).

     g) Relevância das referências bibliográficas.

     4.3 O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail ao autor principal. 

OBS: CASO SEU TRABALHO SEJA APROVADO COM SOLICITAÇÃO DE CORREÇÕES: A EDIÇÃO DO TRABALHO DEVE SER REALIZADA PELO AUTOR DIRETAMENTE ATRAVÉS DO LINK DE SEU TRABALHO NO SITE.

     4.4 O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio do programa final, que estará disponível no site do evento.

     4.5 Após ter seu trabalho aprovado pela Comissão Científica, o autor principal deverá enviar para o e-mail contato@congressogestaltrio.com.br, um arquivo .doc em anexo, contendo o trabalho completo e corrigido, para fins de publicação nos anais. Este e-mail deve vir escrito no assunto “Trabalho de (nome do autor)”. O trabalho APROVADO E ENVIADO PARA PUBLICAR NOS ANAIS deve vir na formatação da ABNT, organizado na seguinte ordem:

    a) O título do trabalho, centralizado; subtítulo na linha abaixo;

    b) Nome do(s) autor(es) alinhado à direita;

    c) A proposta (parágrafos alinhamento justificado), seguindo rigorosamente a formatação explicada no item 1.4 e as informações do item 3, subitem PROPOSTA;

    d) As referências bibliográficas;

    e) O minicurrículo do autor, seguido dos coautores. 

 

 

FAZER INSCRIÇÃO DE TRABALHO